Verifique você mesmo
Verifique você mesmo antes de apresentar o seu veículo a inspecção.
As principais causas de reprovação na Inspecção Peródica são deficiências nos componentes e sistemas, de travagem, de controle de emissões e escape ,e nas dimensões e estado dos pneumáticos. Há no entanto muitos outros componentes cujo correcto funcionamento e estado são também verificados durante a inspecção e que um simples controle prévio pode detectar evitando a eventual reprovação do veículo.
Assim e antes de apresentar o seu veículo à inspecção verifique:
- Se na ficha da inspecção anterior estão contempladas deficiencias de grau 1 .
Neste caso deverá proceder à respectiva correcção sob pena de ver o seu veículo reprovado por reincidência;
- Se tem triângulo de pré sinalização e se o mesmo está homologado ;
- Se as luzes de máximos e médios, travagem, presença, piscas, avisadoras de perigo, marcha-a-trás, nevoeiro, chapa de matricula, funcionam, estão correctamente montadas e possuem a côr regulamentar;
- Verifique o estado e funcionamento das palas de protecção solar, dos cintos de segurança e dos espelhos rectrovisores interiores e exteriores.
- Tenha em atenção que a existência de objectos estranhos no pára brisas, ou a aplicação no mesmo de películas obscurecedoras podem reduzir a visibilidade e consequentemente implicarem a reprovação do veículo. Verifique também o estado e o funcionamento das luzes, (de máximos e médios, de presença, de travões, avisadoras de perigo, de marcha-atrás, de nevoeiro, de iluminação da chapa de matrícula ), e dos reflectores.
Corrija as deficiências que encontrar antes de levar o seu veículo à inspecção. Adquira o hábito de proceder a estas verificações com alguma regularidade. Ver e ser visto são elementos fundamentais da sua segurança.